IDENTIDADE
CORPORATIVA
Identidade corporativa, imagem corporativa ou identidade visual
A Identidade Corporativa de uma empresa é muito mais do que um simples logotipo. Esta traduz-se na organização visual e estratégica de uma empresa. Quando mencionado Imagem Corporativa ou Identidade Visual, saiba que se relaciona também com a Identidade Corporativa de uma empresa.
Para desenvolver uma Identidade Corporativa eficaz é necessário que, numa primeira fase, conheça exatamente o ramo do seu negócio, a forma como o mesmo atua e qual o seu público-alvo. Para esse efeito é realizada uma análise estratégica de todos os pontos da empresa, de forma a gerar reflexão e a apurar todas as respostas. Só após esta análise, com todas as questões respondidas, será possível determinar e desenhar uma identidade visual forte e distinta.
É importante, nesta fase tão inicial do processo de criação de uma marca, uma análise de concorrência, assim como uma análise SWOT. A definição da estratégia de marca será crucial para desenhar a identidade visual. Esta estratégia e reflexão irão conjugar todos os pontos positivos que pretende transmitir no design da marca.
Após (re)conhecimento da área de atuação e estratégias definidas é iniciado o processo criativo. A inclusão de todos os elementos anteriormente descritos no desenvolvimento da marca é crucial, assim como as condicionantes da psicologia da cor e da forma ao negócio.
O objetivo é criar uma linguagem comum e consistente em toda a marca desde a inclusão do logotipo até aos materiais de promoção como brochuras, decoração, sinalética, outdoors etc.
Com uma imagem coerente e consistente desde o ponto A ao Z, esta irá transmitir todos os pontos positivos da empresa gerando confiança, credibilidade, seriedade, distinção, segurança, inovação ao seu público-alvo.
Importante será de mencionar que uma Identidade Corporativa deverá ser acompanhada, sempre, por uma Comunicação Corporativa, isto é, a ligação de todos os elementos da marca nos vários canais de comunicação. Assim sendo, é igualmente importante a publicidade, a política de relações públicas, a decoração de instalações e o relacionamento diário dentro da empresa.
Compreendemos que cada negócio terá a usa fase de crescimento singular e, por esse motivo, dispomos de packs que o irão ajudar a impulsionar o seu negócio tendo em conta o que pretende gastar.
NOSSO PROCESSO DE CRIAÇÃO
SIMPLES E OBJETIVO
Reunião de apresentação e conhecimento de objetivos
Análise e reflexão do posicionamento da empresa no mercado + Questionário de marca
Identificação da missão, valores da marca e qual a mensagem que pretende transmitir
Briefing e Moodboard criativo
Revisão e acompanhamento do processo
Aprovação do design geral e dos materiais de comunicação
Pesquisa da concorrência e reflexão sobre a mesma (Relatório)