DEFINIR UM NOME
PARA A SUA MARCA
Criação de Naming
De acordo com alguns estudos, mais de 50% dos consumidores refere que a popularidade do nome de marca influencia a sua decisão durante uma compra. Escolher o nome certo para a sua marca é, portanto, das tarefas mais desafiantes do processo de criação. Quantas vezes pensou num nome e no final de contas mudou para outro completamente diferente?
É muito importante, no ato da escolha do nome, verificar se o mesmo não se encontra registado. O nome da sua marca deve refletir o ethos da sua empresa assim com a sua missão e valores. O nome deverá refletir exatamente no que pretende vender de forma a ganhar significado e a se relacionar com o produto, assim como, garantir um carácter universal caso pretenda ir para além-fronteiras.
O nome, ao contrário do branding, é algo que irá permanecer com a sua marca durante muito tempo. Assim, é importante considerar algumas estratégias de pesquisa de marketing para recolher impressões acerca de possibilidades de nome de marca, nomeadamente recorrer a grupos de foco que poderão fornecer inputs interessantes.
Um bom naming tem a capacidade de evocar toda a imagem de marca de uma empresa.
Marcas como a Apple, Disney, são de tal forma poderosas que basta aparecer o seu nome para desencadear, nas nossas mentes, um autêntico universo de imagens, valores, cores e significados.
Não existem segundas oportunidades para criar uma primeira impressão. Na grande maioria dos casos, o nome da marca é a primeira coisa com a qual os clientes conectam, provocando logo o primeiro impacto. Este estabelece um posicionamento no mercado e na mente dos clientes.
Leo Burnett, fundador e criador das maiores campanhas de marketing da história, defende que um símbolo de uma marca é tudo aquilo que nos deixa uma imagem mensal da sua identidade.
Nesse sentido, um bom naming é capaz de sumarizar tudo o que uma empresa representa, gerando um elemento de diferenciação e o consequente posicionamento positivo no mercado.
FATORES A CONSIDERAR NO PROCESSO DE ESCOLHA DO
NAMING
MEMORÁVEL
Um nome tem que ser relevante e atrativo. Deverá captar atenção e deverá ser memorável no que toca ao aspeto de fácil identificação. Seja pelo seu carácter divertido, profissional, minimalista ou pela sua atitude irreverente ou delicada.
SIGNIFICADO
Um nome engraçado, por si só, apenas tem efeito na altura. Se o mesmo não tiver associado a uma história facilmente se perde no meio de tantos outros. Contar uma história memorável sobre a criação e a escolha do nome é um passo bastante importante e interessante quando queremos chamar atenção dos nossos clientes. Este processo faz com que se crie empatia entre a empresa e o cliente gerando assim reconhecimento e identificação. Existe um fator emocional que deverá ser preservado e usado a favor da marca para captar a atenção dos seus clientes.
SOM OU TOM DE VOZ
A forma de como podemos dizer o nome pode ser um fator de diferenciação. A pronuncia que podemos dar ao nome de uma marca poderá ser um processo bastante divertido. Será qua a maneira como pronuncia o nome da sua marca tem um tom divertido? Sério? Delicado?
Associe o nome da sua marca a como gostaria que as pessoas o dissessem. Importante também referir que não deverá de criar nomes muito complicados de pronunciar. Poderá causar desconforto e alguma dificuldade em escrevê-los e isso será um fator muito negativo.
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